terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

MODAL DUTOVIÁRIO

O transporte dutoviário vem se revelando como uma das formas econômicas de transporte para grandes volumes quando comparados com os modais ferroviário e rodoviário. Algumas características são atribuídas ao transporte dutoviário como, agilidade, segurança, baixa flexibilidade e capacidade de fluxo.  



Dutovias: traduz-se no transporte degranéis, por gravidade ou pressão mecânica, através de dutos adequadamente projetados à finalidade a que se destinam, os Dutos são tubulações especialmente desenvolvidas e construídas de acordo com normas internacionais de segurança, portanto é competência da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT - articular-se com entidades operadoras do transporte dutoviário, para resolução de interfaces intermodais e organização de cadastro do sistema de dutovias do Brasil. 

Outros assuntos relacionados à dutovias são de responsabilidade da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP (www.anp.gov.br).
Um dos crônicos problemas do custo de transporte no Brasil é que os dutos que são de controle da CIA Petrobras subvertem uma realidade mundial, ou seja, em qualquer país do mundo o transporte em Dutos significa ser o modal mais barato, porém no Brasil eles tendem a ser mais caros do que a ferrovia, por exemplo.  Até recentemente à Petrobras cobrava R$: 12,00 pelo metro cúbico trasportado, enquanto o frete rodoviário era de R$: 9,00.
Nesse Modal temos os  Oleodutos, Gasodutos, Minerodutos ou Polidutos.
Oleodutos: destinam-se ao transporte de petróleo bruto e/ou seus derivados, dos terminais portuários e marítimos às refinarias ou centros de distribuição.
Gasodutos: empregado no transporte de gás natural entre centros de distribuição e centros consumidores.
Minerodutos: cujos produtos transportados são: Sal-gema, Minério de ferro e Concentrado Fosfático.
Polidutos: empregado no transporte de outros produtos como, vinho, água, etc.
Classificação das dutovias sobre processos relevantes
Como forma de melhorar o entendimento sobre as dutovias busca-se fazer classificação sobre processos relevantes sobre ela. Percebe-se que quanto ao tipo de operação, esta dividida em transporte ou transferência; quanto à rigidez pode ser rígido ou flexível; quanto à localização pode ser enterrado, flutuante, aéreo ou submarino; quanto à temperatura de operação pode ser normal ou aquecido; e quanto ao material de constituição se divide em aço e materiais não metálicos.
Nas operações de transporte ou de transferência de produtos por dutovias pode ser realizado por um sistema forçado – o qual utiliza um elemento de força para movimentar produto dentro do duto, ou por um sistema por gravidade que utiliza apenas a força da gravidade para movimentar o produto dentro do duto. O sistema por gravidade apresenta vantagens sobre o sistema forçado, uma vez que não precisa de força motriz mecânica o que faz com que não haja gasto com energia, porém possui como limitação a possibilidade de transportar apenas produtos fluidos pouco viscosos.
O sistema de transporte de produtos se caracteriza por levar o produto por grandes distancias e de forma que chegue ao ponto final. Já o sistema de transferência de produtos está caracterizado por movimentá-lo por pequenas distâncias, geralmente dentro da planta de uma indústria, refinaria.
Os dutos rígidos são caracterizados por apresentarem pouca ou nenhuma flexibilidade, já os dutos flexíveis possuem a característica de realizar curvaturas, por essa razão são muito utilizados na exploração de petróleooffshore, tendo com a finalidade de interligar os poços de extração às plataformas ou navios. São de fácil lançamento e acomodamento no leito marinho.
Vantagens e Desvantagens
Podemos apresentar como principais vantagens das dutovias e do transporte dutoviário as seguintes informações abaixo:
  • Permitir que grandes quantidades de produtos sejam deslocados de maneira segura, diminuindo o tráfego de cargas perigosas por caminhões, trens ou por navios e, consequentemente, diminuindo os riscos de acidentes ambientais;
  • Podem dispensar armazenamento;
  • Não utiliza embalagens;
  • Simplificam carga e descarga;
  • Necessidade de mão-de-obra reduzida para sua operação (porém especializada);
  • Diminuem custos de transportes;
  • Menor possibilidade de perdas ou roubos;
  • Redução do desmatamento;
  • Melhoria da qualidade do ar nas grandes cidades;
  • Facilidade de implantação, alta confiabilidade, baixo consumo de energia e baixos custos operacionais;
  • Bom nível de segurança
Ocorrências de acidentes ambientais podem ser citadas como uma desvantagem do transporte por dutos, além da necessidade de elevados investimentos em dutos e sistemas de bombeamento;

Autor: Rogério Lemos

Fonte: https://institutobrasillogistico.com.br/2018/01/28/modal-dutoviario-dutos-classificacao-vantagens-e-desvantagens/










segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

OPORTUNIDADES NA GCS

O objetivo desta plataforma será disseminar o conhecimento para os alunos do IFTM campus Patos de Minas.

O Tema de hoje é: Oportunidades na Gestão da Cadeia de Suprimentos.
Obs.: destinadas ás turmas TLC2/ 2018 e TLI3/ 2018.

As oportunidades na GCS descritas no título desta postagem se referem ao empreendedorismo seguido de lucro de negócios. Considerando que as empresas no geral não concorrem apenas com produtos de concorrentes, mas sim com suas cadeias de suprimentos, nota-se que a interdependência entre ambas torna-se a cada dia necessária.

O mercado de concorrência se torna internacional, uma vez que as cadeias modernas são  por necessidade mais integradas e parceiras. Não aceitando mais erros primitivos de processos.

Os atores de uma cadeia de suprimentos básica considerados são:


(Montante)                                                                                                          (Jusante)

Fornecedores>> Indústria >> Distribuição (atacado e varejo)>> Consumidor Final 

Na disciplina de GCS serão abordadas várias ferramentas de gestão como: picking, cross docking, efeito chicote, gestão de demanda, alinhamento estratégico, cadeia de valor, etc.

Conceitos-chave à refletir (posteriormente discutiremos em sala de aula):
  • A concorrência pelos mercados se dá entre "CS" e não mais entre "empresas", mesmo quando grande parte dos elementos das cadeias concorrentes seja comum a várias e compartilhada;
  • GCS é a administração integrada dos processos principais de negócios envolvidos com fluxos físicos, financeiros e de informações, englobando desde os produtores originais de insumos básicos até o consumidor final, no fornecimento de bens, serviços e informações, de forma a agregar valor para todos os clientes - intermediários e finais - e para outros grupos de interesse legítimos e relevantes para a cadeia (acionistas, funcionários, gestores, comunidade, governo);
  •  A essência de uma CS de sucesso, considera que todos os atores tenham uma rentabilidade no mínimo positiva.

Segue a seguir caso a ser trabalhado em sala de aula - Estrutura da CS do McDonald's:




O animal satisfeito dorme. Guiarães Rosa
  





Obrigado.
Prof.: Gabriel