segunda-feira, 5 de agosto de 2019

TRABALHO : RELAÇÕES DA ECONOMIA E LOGÍSTICA

Este trabalho foi desenvolvido na turma de 1º ano do ensino médio integrado ao ensino técnico de logística, no IFTM campus Patos de Minas ano 2019.


O objetivo geral é discutir quais as potenciais relações encontradas com o conceito de "economia" e logística valorizando as conclusões de cada aluno.


Aqui, neste canal, será postado apenas as conclusões mais relevantes dos alunos da turma TLI1/2019.


ECONOMIA E LOGÍSTICA  



... "Por inicialmente ter um custo relativamente baixo, o modal rodoviário aparentava ser a melhor opção para um país em desenvolvimento e por isso este modal acabou recebendo maior prioridade, o que explica a negligência em relação a outros modais. Apesar do investimento inicial, a situação hodierna das rodovias brasileiras demonstra o descaso das mesmas, que necessitam de manutenção regular devido ao alto índice de acidentes e desgaste, informação que vem sendo ignorada pelo Estado. De acordo com o G1, no Brasil existem aproximadamente 1,6 milhões de estradas, no entanto apenas 200 mil quilômetros são asfaltados. Além disso, o preço do combustível está subindo cada vez mais, juntamente com o custo de reparos, pedágios ao longo da estrada e impostos" - Beatriz TLI1.

... "A economia influencia diretamente na logística, já que o aumento de preços e crises dependem de como a economia se encontra naquele período de tempo. Contudo cabe ao profissional de logística encontrar os melhores meios para que, empresas ou o que quer que esteja sendo administrado não venha a falência em tais situações. E também para garantir que não gastem mais que o necessário e obtenham o maior lucro possível no memento econômico atual" - Ana Clara TLI1.

... "A própria logística 4.0 é um exemplo de como essas duas práticas são relacionadas e um grande expoente da própria, sendo ela (a economia) prática de métodos atuais, ou não. Essa nova tendência visa reduzir seus custos ao máximo e como consequência, aumentar o seu lucro com atitudes modernas, como por exemplo: estoque zero, distribuição inteligente, informação em tempo real e de modo prático, apoio a cadeia de suprimentos dentre outras coisas. Essa intenção é um enorme modelo futuro da parceria entre área logística e a poupança do nosso país" - Érika TLI1.

... "A economia logística é importante tanto para o cenário da empresa, quanto para o cenário nacional o qual precisa da economia anteriormente citada para que seus produtos sejam, não somente transportados, mas armazenados de forma segura e eficaz. Pode-se citar o exemplo no porto de santos em março de 2013 em que a baixa qualidade logística afetou negativamente a economia nacional. Quase 600 mil contêineres sofreram atrasos no embarque, perdendo os navios para os quais estavam programados" - Gabriela TLI1.

... "Economia é definida como a ciência que estuda acúmulo e distribuição de capital ou bens. Popularmente é designada como quantidade de ‘dinheiro’ de um Estado. Já a logística se entende por todo o processo de transporte, estoque e administração de determinados bens, os quais muitas vezes são destinados para o comércio. Esse comércio, sendo urbano ou até mesmo entre diferentes países movem e sustentam a economia global" - Cauâ TLI1.


... "Economia , em grego oikonomía, que significa “administração ou regras do lar”, ikos(casa); nomos(costume/lei)" - Leslie TLI1.


... "Temos como exemplo quando o consumidor adquire um produto pela internet, para que ele fosse adquirido ouve uma grande circulação de economia, pois o indivíduo que adquiriu precisou trabalhar para o comprar e também pelo fato de que para o produto ter sido fabricado foi necessário matéria prima que foi adquirida de outro meio comercial, assim já havendo um movimento de duas empresas e assim descentralizando o poder econômico na mão de somente uma empresa. No entanto ainda há mais de dois meios comerciais envolvidos e um deles é a logística, sendo que está etapa está presente durante todo o processo de fabricação do produto. Isto sem contar que grande parte dos produtos que temos em nossas casas foram fabricados fora do Brasil, por isso é necessário que o profissional da logística tenha conhecimento sobre a economia dos países com que ele tem relações pois há diversos fatores que diferenciam as economias de países distintos, como por exemplo a variação da moeda, o meio de produção, entre outros.
Deste modo é possível perceber que a logística é um fator muito importante para a economia pois movimenta uma grande parte do capital" - Lívia Alessandra – TLI 1.

... "Todo o processo de exportação, teve a influência da logística, podemos citar como exemplo a soja. Houve um fornecedor, que se responsabilizou por produzir a soja. Logo em seguida essa soja foi entregue a indústria que tem como objetivo processar o produto, se preocupando na qualidade dos grãos e possíveis agentes nocivos, para ser comercializado. Depois seguimos para a parte do transporte, onde as empresas devem se preocupar se a mercadoria será entregue na data definida, com os custos do transporte, e se a qualidade se manterá a mesma que saiu da indústria. E assim daremos início ao processo de distribuição, e só será encerrado no momento que o produto esteja na mesa de toda a população daquele país" - Mayra TLI1.

... "Sendo assim, a logística que busca trazer as melhores rotas a seguir, aumentar a eficiência da empresa, a qualidade do serviço e produto, está muito relacionada a economia. Pois é necessário que o profissional de logística saiba sobre os custos e condições necessárias que o mercado oferece. As empresas tentam ao máximo diminuir os custos e procuram bons profissionais para a área" - Maria Clara TLI1.

..."Um bom planejamento de logística é necessário para que um negócio se destaque na frente de seus competidores no mercado de trabalho, é preciso desenvolver serviços cada vez mais modernos e eficientes e manter um preço acessível por outro lado a lucratividade fica na desvantagem então é necessário a redução dos custos operacionais fazendo o uso da logística para que a economia permaneça estabilizada já que “andam lado a lado” "- Giovana Vida TLI1.

... "Com a Economia Aplicada podemos notar a influência da oferta e da demanda principalmente, pois se a demanda cair a oferta vai aumentar, tornando o  preço muito pequeno, pois a empresa vai buscar qualquer jeito para conseguir vender a quantidade de produtos produzidos, gerando um grande prejuízo para a empresa. No caso da oferta, quando a oferta está baixa, porém a demanda aumenta cada vez mais, o preço irá aumentar muito, pois como uma grande quantidade de consumidores está querendo o produto produzido, ele será mais valorizada no mercado e consequentemente será mais caro, porque as empresas buscando aproveitar a grande quantidade de interessados, irá fazer o possível para conseguir aumentar o seu lucro e conseguir uma boa visão vinda dos consumidores finais.
Creio que sem a Economia na área da Logística, as empresas não saberiam administrar os custos e consequentemente, elas não seriam bem sucedidas no mercado empresarial e financeiro, podendo até chegar à falência. Por isso a economia deve ser uma ciência estudada para buscar conseguir o máximo do bom desenvolvimento das empresas, grandes e pequenos negócios.
Pode-se concluir que a Economia é o "caminho do sucesso" para a Logística e é indispensável para o desenvolvimento lucrativo das empresas e dos outros negócios, incluindo-os nos mercados e deixando-os com um bom status diante de todos os consumidores, apossando-se de um maximizado sucesso e lucro empresarial á longo prazo" - Daniella TLI1.

... "há muita burocracia envolvida, o que faz as entregas dos produtos demorarem mais, é preciso conseguir liberar mais rapidamente os produtos. Também há lentidão nas obras, a falta de recursos ou de licenciamento ambiental são alguns dos obstáculos para agilizar as obras e complementar os modais. Acarretando em aumento do valor inicialmente previsto ou atrasos" - Melina TLI1.

... "Para entender como a economia influencia a logística deve-se, primeiramente, entender o que é a logística e o que é economia. Logo, segundo o site Administradores.com.br a economia é a análise da produção e a distribuição e o consumo de bens e serviços, portanto, a economia nada mais é do que o controle de bens e serviços oferecidos. Bem como, logística é uma parte da administração responsável por providenciar recursos e dados para a empresa. 
Outrossim, a logística depende da economia em diversos fatores sendo um deles o de distribuição de recursos. A logística é encarregada de transportar esses recursos e leva-los até a organização de destino e para isso ela depende da análise de produção feita pela economia, pois, a logística precisa saber de dados como, por exemplo, qual o produto mais em conta, o meio mais rápido e mais barato de transporta-lo.
Além disso, a logística também trabalha com o gerenciamento de informações nas quais são passadas de formas mais rápidas para as empresas, pois, as informações circulam mais facilmente decorrente do crescente avanço tecnológico. Este avanço tecnológico é decorrente da quarta evolução industrial, ou logística 4.0, que afeta de forma direta na economia, diminuindo a quantidade de burocracia envolvida em processos, o que agiliza e facilita esses, de forma a aumentar o lucro e a satisfação de clientes.
Procurando a satisfação do cliente, o mercado segue uma “lei” da oferta e da demanda, em que busca oferecer para o consumidor aquilo o que ele mais busca. Sendo assim, cabe a logística fazer o controle do estoque dessas mercadorias, e verificar os preços de cada produto e organizar o processo desde a matéria-prima, que tem que ser transportada, manuseada e armazenada corretamente, até o momento em que ele chega nas mãos do consumidor.
Hodiernamente, muito dos produtos comprados são atualmente feitos pela internet, por sites de compra, o que requere da logística um grande cuidado. Essa entrega é geralmente feita através de caminhões, pois o Brasil é praticamente composto por rodovias, com poucas ferrovias e hidrovias. Sendo assim, a logística brasileira é praticamente composta pelo modal rodoviário, pois os outro modais como, por exemplo, o aeroviário e o ferroviário, que são muito comuns em outros países, são raramente usados no cenário brasileiro.
Sendo assim, a economia influencia a logística diretamente, afetando seu cotidiano e as pessoas que trabalham nessa área, no entanto a logística também afeta a economia, mesmo que indiretamente, pois esses dois tem uma certa dependência um do outro e cabe conciliar esses dois para, assim, conseguir no fim de tudo o que ambos visam, o lucro" - Lívia Braga TLI1.

... "A Economia do Brasil depende da logística. Pois, é ela a responsável pela produção de indústrias de todos os tipos. No Brasil, a quantidade de ferrovias é bem baixa e o comércio marítimo, também. Estabelecendo assim, a exclusividade do transporte rodoviário" - Samuel TLI1.

... "É inegável, que a infraestrutura de um país influencia na sua economia, pois quanto mais investimentos nos modais, mais eficaz será seu desenvolvimento. Tem-se como exemplo o Brasil, cujo modal rodoviário é utilizado em maior quantidade, e tendo tantas opções de recursos naturais, não é usado em grandes quantidades o modal hidroviário, sendo mais barato e necessitando de menos combustível, colaborando também com a natureza" - Kamilly TLI1.

... "Diante dos fatos apresentados não somente a economia influencia a logística como o contrário também acontece de modo que a economia de um país possa aumentar ou diminuir dependendo das estratégias de administração e organização que forem usadas pelas suas empresas, sendo assim as empresas devem sempre buscar por profissionais qualificados para trabalharem em áreas da logística visando que isso possa influenciar no sucesso e futuro da empresa" - Yasmin Santos TLI1.

... "A economia e a logística possuem uma relação de dependência mútua, pois para o profissional de logística é muito importante entender e conhecer a economia, para que ele saiba como fazer seu trabalho bem. Exemplo: para saber exatamente a demanda de um determinado produto em determinado país, o profissional de logística deve saber sobre a economia daquele país, para então conseguir organizar desde sua produção até a chegada do produto ao consumidor" - Ana Cecília TLI1.

... "A economia e a logística estão extremamente ligados um necessita do outro para manter a estabilidade. Como economia é extremamente dependente da logística e a logística também é muito dependente da economia, precisamos entender como é essa relação.
Se a economia for ruim os investimentos do estado teoricamente vão diminuir, essa diminuição dos investimentos podem piorar a condição das áreas que os veículos logísticos utilizam para se locomover (estradas, linhas de trem, canais, e vários outros), com isso os veículos vão diminuir sua eficiência no transporte de seus produtos, aumentar os gastos com manutenção, diminuição de salários, e provavelmente até falência de empresas. Com essa série de fatos a tendência dos preços de produtos é aumentar.
Com a piora dessas infraestruturas não afetaria somente as empresas pois diminuiria a qualidade de vida da população por conta do transporte de pessoas (ônibus, bondes, táxis e outros) que aumentariam os preços de “passagens” por conta do aumento do gasto de manutenção.
Com esses aumento de custos de produtos, do transporte gera um aumento do custo de vida da população, com a ajuda da diminuição dos salários o poder compra é reduzido fazendo a população consumir menos produtos, isso diminui o preço dos produtos, só que atrapalha os lucros das empresas fazendo o preço subir ainda mais, tudo isso gera um ciclo (efeito domino ou bola de neve) de tendência de piora tanto da economia como da logística nos mostrando sua ligação.
Também podemos pensar de modo positivo se a economia for boa teoricamente eles investiriam na logística (infraestrutura) fazendo todo o efeito reverso do que está escrito nos mostrando como estão muito mais interligados que podemos imaginar" - Bruno Alves TLI1.

... "Pode se concluir que essas duas áreas dependem diretamente uma da outra para que o mercado funcione de forma eficaz, interferindo na vida das pessoas que trabalham com elas, tendo em foco o lucro e máxima satisfação do consumidor" - Isadora 1TLI.

... "Conforme um pais dentro desse processo econômico capitalista, direciona sua estrutura para a logística. Tanto para produção, gestão de recursos, gestão de pessoas, distribuição de suprimentos, controle do lucro esperado. E assim desde os povos remotos e as primeiras concepções de logística, já caçavam e plantavam para sua subsistência, visto que hoje o produtor rural é a comparação desses primórdios da história. Entendo que a economia nasce na mente do produtor do rural e no seu cronograma logístico diário, para chegar aos cidadãos tudo que precisamos para desenvolver no país. Portanto o círculo econômico está preenchido pela logística, mas o círculo logístico não está preenchido pela economia, pois mesmo havendo um estado sem a perspectiva de economia como base, a logística segue em soberania por cada um ter sua função dentro de sua indução ou da direção de pessoas do lugar que pertence" - PEDRO HENRIQUE TLI1.

  




segunda-feira, 13 de maio de 2019

MÚSICA E LOGÍSTICA

Trabalho desenvolvido no intuito de verificar eventos logísticos em letras de canções.

A seguir segue as canções trabalhadas e logo abaixo, resenha crítica vencedora (destaque), entre os alunos do IFTM campus Patos de Minas.


Nova York – Chrystian e Ralf

Essa é a história de um novo herói
Cabelos compridos a rolar no vento
Pela estrada no seu caminhão
Gravado no peito a sombra de um dragão
Tinha um sonho, ir pra Nova York
Levar a namorada
Fazer seu caminhão voar nas nuvens
Mas enquanto isso na estrada
Saudade vai, vai, vai
Saudade vem, vem, vem
Te buscar

Essa é a história de um novo herói
Cabelos compridos a rolar no vento
Pela estrada no seu caminhão
Gravado no peito a sombra de um dragão
Tinha um sonho, ir pra Nova York
Levar a namorada
Fazer seu caminhão voar nas nuvens
Mas enquanto isso na estrada
Saudade vai, vai, vai
Saudade vem, vem, vem
Te buscar
Saudade vai, vai, vai
Saudade vem, vem, vem
Te buscar

Caboclo na Cidade – Chitãozinho e Xororó

Seu moço eu já fui roceiro no triângulo mineiro onde eu tinha meu ranchinho.
Eu tinha uma vida boa com a Isabel minha patroa e quatro barrigudinhos.
Eu tinha dois bois carreiros muito porco no chiqueiro e um cavalo bom, arriado.
Espingarda cartucheira quatorze vacas leiteiras e um arrozal no banhado.

Na cidade eu só ia a cada quinze ou vinte dias pra vender queijo na feira.
E no mais estava folgado todo dia era feriado pescava a semana inteira.
Muita gente assim me diz que não tem mesmo raiz
essa tal felicidade
Então aconteceu isso resolvi vender o sítio e vir morar na cidade.

Já faz mais de doze anos que eu aqui já to morando como eu to arrependido.
Aqui tudo é diferente não me dou com essa gente vivo muito aborrecido.
Não ganho nem pra comer já não sei o que fazer to ficando quase louco.
É só luxo e vaidade penso até que a cidade não é lugar de caboclo.

Minha filha Sebastiana que sempre foi tão bacana me dá pena da coitada.
Namorou um cabeludo que dizia Ter de tudo mas fui ver não tinha nada.
Se mandou pra outras bandas ninguém sabe onde ele anda e a filha tá abandonada.
Como dói meu coração ver a sua situação nem solteira e nem casada.

Até mesmo a minha veia já tá mudando de ideia tem que ver como passeia.
Vai tomar banho de praia tá usando minissaia e arrancando a sobrancelha.
Nem comigo se incomoda quer saber de andar na moda com as unhas todas vermelhas.
Depois que ficou madura começou a usar pintura credo em cruz que coisa feia.

Voltar "pra" Minas Gerais sei que agora não dá mais acabou o meu dinheiro.
Que saudade da palhoça eu sonho com a minha roça no triângulo mineiro.
Nem sei como se deu isso quando eu vendi o sítio para vir morar na cidade.
Seu moço naquele dia eu vendi minha família e a minha felicidade!

Exercício: Faça uma resenha crítica citando os pontos logísticos que mais aparecem nas letras das músicas. Abordar temas como: a logística no êxodo rural, transporte, a importância de profissões logísticas, logística 4.0, tendências sociais e prioridades logísticas. (Mínimo 15 linhas)
RESENHA CRÍTICA DESTAQUE TLI2: LARA GUEDES E ISABELA DE CASTRO

O transporte é uma peça fundamental para a logística, pois através dele se desenvolve a cadeia de suprimentos. Na música "Nova York" de Chrystian e Ralf é contada a história de um trabalhador que se utiliza do modal rodoviário para exercer sua profissão: o caminhoneiro, que tem o sonho de ir para nova York com a sua namorada. Contudo, esse sonho provavelmente não se concretizará, pois essa profissão, infelizmente, não é valorizada.

A rotina faz com que ele sinta saudades da namorada, em suas longas viagens dificultadas pelas más condições da estrada. Seu cotidiano inclui o transporte de cargas variadas, em alguns casos por meses, ganhando baixos salários e sofrendo preconceito de todos os lados, mesmo essa profissão sendo essencial para o comércio do país.

Em "Caboclo na Cidade" de Chitãozinho e Xororó vemos o êxodo rural do personagem que foi para área urbana em busca de uma melhor condição de vida. Atualmente, 70% da população vive na área urbana e esse é um dado que tende a aumentar caso a "Reforma da Previdência" seja aprovada, já que para trabalhar mais tempo com a carteira assinada é necessário um estabilidade no emprego.

O êxodo rural provoca na maioria das vezes problemas sociais e as cidades que recebem muitos migrantes normalmente não estão preparadas para esse fenômeno. Diferentemente do campo, a cidade e suas relações interpessoais valoriza o "status social" e padrão de vida, coisas que exigem dinheiro para o personagem, o caboclo, a felicidade estava na tranquilidade do rancho, de lá vinha seu sustento baseado na agricultura de subsistência e pecuária.

Lara Guedes TLI2 
Isabela de Castro TLI2

RESENHA CRÍTICA DESTAQUE TLI3: GIULIA BERNARD


A Logística é capaz de ser definida como a área da Administração responsável pela alocação de recursos imprescindíveis para a efetivação de determinada atividade. Sob tal conjuntura, fazem-se perceptíveis as relações estabelecidas entre essa vertente do conhecimento e a sociedade hodierna, nas mais distintas formas de produção humana.

Dentre estas, é possível destacar as composições que, com suas abordagens da vida cabocla e simples, apresentam temáticas relacionáveis à Logística. Nesse contexto, tem-se, em primeira instância, a música Nova York de autoria de Chrystian e Ralf. A narrativa possui como eu lírico um caminheiro que sonha com uma viagem para a cidade estadunidense referenciada no título, denunciando a real impossibilidade da concretização de tal objetivo. A partir dessa análise, faz-se evidente situação desses profissionais logísticos no cenário brasileiro que, apesar do papel crítico
que desempenham para toda a cadeia de suprimentos, são submetidos a condições de trabalho insalubres e sem perspectiva de ascensão social.

De maneira similar, a música Caboclo na Cidade, da dupla Chitãozinho e Xororó, expõe críticas quanto certas tendências sociais da hodiernidade. No caso desta, trata-se do êxodo rural e a saudade da vida no campo, ocasionada pelos problemas urbanos. A Logística faz-se presente, sob tal conjuntura, na maneira como os avanços desta, singularmente no campo tecnológico, impulsionam a necessidade da transição para as cidades.

É notável, destarte, a imprescindibilidade da compreensão de como a Logística faz-se presente em distintas formas de expressão humana. Nessa acepção, é igualmente destacável a contribuição das músicas para este cenário, proporcionando um entendimento lúdico das relações humanas estabelecidas com esta área da Administração.

Giulia Bernard TLI3