quarta-feira, 28 de março de 2018

EXERCÍCIO LOGÍSTICA DESAFIO - EMPRESA FICTÍCIA SOLMAIOR - DISTRIBUIÇÃO


A empresa SOLMAIOR produtora de óleo de soja possui sua matriz sediada na cidade de Cuiabá – MT. O produto, óleo vegetal SOLMAIOR, é referência no brasil por sua capacidade de distribuição eficiente integrando a cadeia de distribuição com timing reduzido. As características destacadas de gestão da cadeia de suprimentos de óleo vegetal são consideradas pela empresa: centros de distribuição através de operadores logísticos qualificados (atividades de picking e cross docking); frota própria de veículos personalizados; equipe comercial experiente e moderna (gestão de pessoas focada nos talentos humanos); equipe especializada em pesquisa e desenvolvimento (gestão de qualidade); fornecedores de matéria prima com exigência padrão de qualidade; unidades de processamento e produção de última geração; equipes de auditorias para eficiência na Gestão de Processos.
Segue ilustração da cadeia de suprimentos da SOLMAIOR:



As filiais da SOLMAIOR estão posicionadas estrategicamente nas cidades de Uberlândia – MG, Ribeirão Preto – SP e Erechim – RS. Tais filiais funcionam como Centros de Distribuição geridas por funcionários integrados ao quadro da SOLMAIOR. A capacidade de armazenagem e movimentação de cada filial é correspondente à demanda de cada estado e entorno considerado de consumo. A capacidade total de cada filial é de 500 paletes em média (1.000 kg cada palete / 500 unidades de 2 litros cada). Na matriz, a capacidade de armazenamento é de 4.320 paletes. A capacidade de produção da indústria é de 30.000 unidades (60 paletes de 1.000 kg por dia) por dia considerando 6 dias médios de produção por semana durante o ano comercial.

*Questão 01: A capacidade de armazenagem da matriz é de quanto tempo? Após esse período qual é a estratégia de distribuição a ser tomada considerando que as entregas aos clientes ainda não iniciaram?

Os veículos da frota da SOLMAIOR são personalizados com a marca, o que agrega valor ao produto. Possui motoristas treinados e preparados para satisfazer os clientes da cadeia nos momentos de descarga de mercadorias. Tais motoristas são avaliados por uma equipe de gestão, onde são pontuados semestralmente, e os que se destacam são premiados. A gestão de frotas segue com eficiência a legislação vigente relacionada a Lei dos Motoristas e a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres.


Segue a frota disponível da empresa SOLMAIOR:
Disponibilidade da Matriz
·         Treminhão – capacidade 45 paletes – custo frete R$ 2,00 km rodado.
·         Carreta – capacidade 26 paletes – custo frete R$ 1,40 km rodado.
·         Caminhão – capacidade 12 paletes – custo frete R$ 1,00 km rodado. 
Disponibilidade em cada Filial
·         Treminhão – capacidade 45 paletes – custo frete R$ 2,00 km rodado.
·         Carreta – capacidade 26 paletes – custo frete R$ 1,40 km rodado.
·         Caminhão – capacidade 12 paletes – custo frete R$ 1,00 km rodado.
·         Caminhão ¾ - capacidade 8 paletes – custo frete R$ 0,90 km rodado.


*Questão 02: Calcule o custo total com frete para entrega nos clientes a seguir utilizando os princípios de roteirização (menor custo com frete): Bom Retiro do Sul RS (2 paletes); Vacaria RS (2 paletes); Bom Jesus RS (3 paletes); Ijuí RS (3 paletes); Timbé do Sul SC (2 paletes); Pelotas RS (19 paletes) ; Lajeado RS (10 paletes); Panambi RS (15 paletes); Santo Ângelo RS (8 paletes); Bagé RS (26 paletes).
Obs.: A produção sempre terá origem em Cuiabá, porém poderão utilizar os CD’S. Considerar apenas frete de ida.

*Questão 03: A empresa SOLMAIOR também atua no mercado de exportações e comercializa seus produtos na África com entregas no mês de fevereiro de cada ano. O operador logístico contratado pela empresa opera no porto de Santos. Os containers são padronizados na estufagem de carga no porto com capacidade de 12 toneladas. Calcule o custo com frete até o porto de Santos, considerando uma demanda de exportação de 180 paletes e lembrando que os containers deverão chegar no porto de 12 em 12 toneladas.
Obs.: A produção sempre terá origem em Cuiabá, porém poderão utilizar os CD’S. Considerar apenas frete de ida.

*Questão 04: Ainda no mês de fevereiro de cada ano há uma demanda de mercado para a distribuição de óleo de soja nos destinos a seguir: Ribeirão Preto SP (1 palete); Limeira SP (6 paletes); Campinas (2 paletes); Batatais SP (10 paletes); Mococa SP (4 paletes); Divinolândia SP (2 paletes); Franca SP (6 paletes); São Carlos SP (2 paletes); Rio Claro (2 paletes); Pedregulho SP (3 paletes); Sacramento MG (6 paletes); Cajuru SP (12 paletes); Serrana SP (8 paletes);    

*Questão 05: O conceito de “remanejamento” em GCS é levar produtos que “sobram” de determinado lugar para lugares onde ainda há incidência de demanda. Nas relações de gestão de cadeia, considera-se o “remanejamento” como uma ferramenta crucial para rentabilidade de negócios como um todo evitando sobras de mercadorias. É considerado também uma ferramenta sustentável pois numa ótica de logística reversa evita incidências de acúmulo de resíduos de pós-venda e pós-consumo.
Neste contexto, monte rotas de recolhimento das sobras de mercadorias da SOLMAIOR nos clientes das seguintes cidades: Vazante MG (3 paletes); Patrocínio MG (5 paletes); Presidente Olegário MG (2 paletes); Guimarânia MG (2 paletes); Patos de Minas MG (3 paletes); Paracatu MG (12 paletes).  
Demanda para entrega/ vendas na região: Unaí MG (12 paletes); Lagamar MG (3 paletes); Guarda-Mor MG (12 paletes).
Obs.: Considerações: os veículos da região estão na garagem do CD de Uberlândia; considerar cálculo de frete até o destino/parada final; excedendo da terceira parada será acrescentado R$ 50,00 por parada adicional tanto para recolhimento quanto para descarga.

*Questão 06: A operação de “Remanejamento” é caracterizada por uma devolução do produto à origem inicial da venda primária; uma emissão de NF de venda ao novo destino; e uma emissão de NF de remessa de onde o produto foi efetivamente coletado para entrega ao destino final. Pesquise e descreva sobre a operação fiscal deste processo de REMANEJAMENTO.   

Fonte: Exercício elaborado pelo autor do blog - Gabriel Lopes Oliveira.

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