A empresa SOLMAIOR produtora de óleo de soja possui
sua matriz sediada na cidade de Cuiabá – MT. O produto, óleo vegetal SOLMAIOR,
é referência no brasil por sua capacidade de distribuição eficiente integrando
a cadeia de distribuição com timing reduzido. As características destacadas de
gestão da cadeia de suprimentos de óleo vegetal são consideradas pela empresa:
centros de distribuição através de operadores logísticos qualificados
(atividades de picking e cross docking);
frota própria de veículos personalizados; equipe comercial experiente e moderna
(gestão de pessoas focada nos talentos humanos); equipe especializada em
pesquisa e desenvolvimento (gestão de qualidade); fornecedores de matéria prima
com exigência padrão de qualidade; unidades de processamento e produção de
última geração; equipes de auditorias para eficiência na Gestão de Processos.
Segue ilustração da cadeia de suprimentos da
SOLMAIOR:
As filiais da SOLMAIOR estão posicionadas estrategicamente nas cidades de Uberlândia – MG, Ribeirão Preto – SP e Erechim
– RS. Tais filiais funcionam como Centros de Distribuição geridas por
funcionários integrados ao quadro da SOLMAIOR. A capacidade de armazenagem e
movimentação de cada filial é correspondente à demanda de cada estado e entorno
considerado de consumo. A capacidade total de cada filial é de 500 paletes em
média (1.000 kg cada palete / 500 unidades de 2 litros cada). Na matriz, a
capacidade de armazenamento é de 4.320 paletes. A capacidade de produção da
indústria é de 30.000 unidades (60 paletes de 1.000 kg por dia) por dia
considerando 6 dias médios de produção por semana durante o ano comercial.
*Questão 01: A capacidade de
armazenagem da matriz é de quanto tempo? Após esse período qual é a estratégia
de distribuição a ser tomada considerando que as entregas aos clientes ainda
não iniciaram?
Os veículos da frota da SOLMAIOR são personalizados
com a marca, o que agrega valor ao produto. Possui motoristas treinados e
preparados para satisfazer os clientes da cadeia nos momentos de descarga de
mercadorias. Tais motoristas são avaliados por uma equipe de gestão, onde são
pontuados semestralmente, e os que se destacam são premiados. A gestão de
frotas segue com eficiência a legislação vigente relacionada a Lei dos
Motoristas e a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Segue a frota disponível da empresa SOLMAIOR:
Disponibilidade da Matriz
·
Treminhão – capacidade 45 paletes – custo frete
R$ 2,00 km rodado.
·
Carreta – capacidade 26 paletes – custo frete R$
1,40 km rodado.
·
Caminhão – capacidade 12 paletes – custo frete
R$ 1,00 km rodado.
Disponibilidade em cada Filial
·
Treminhão – capacidade 45 paletes – custo frete
R$ 2,00 km rodado.
·
Carreta – capacidade 26 paletes – custo frete R$
1,40 km rodado.
·
Caminhão – capacidade 12 paletes – custo frete
R$ 1,00 km rodado.
·
Caminhão ¾ - capacidade 8 paletes – custo frete
R$ 0,90 km rodado.
*Questão 02: Calcule o custo total com
frete para entrega nos clientes a seguir utilizando os princípios de
roteirização (menor custo com frete): Bom Retiro do Sul RS (2 paletes); Vacaria
RS (2 paletes); Bom Jesus RS (3 paletes); Ijuí RS (3 paletes); Timbé do Sul SC
(2 paletes); Pelotas RS (19 paletes) ; Lajeado RS (10 paletes); Panambi RS (15
paletes); Santo Ângelo RS (8 paletes); Bagé RS (26 paletes).
Obs.:
A produção sempre terá origem em Cuiabá, porém poderão utilizar os CD’S.
Considerar apenas frete de ida.
*Questão 03: A empresa SOLMAIOR também
atua no mercado de exportações e comercializa seus produtos na África com
entregas no mês de fevereiro de cada ano. O operador logístico contratado pela
empresa opera no porto de Santos. Os containers são padronizados na estufagem
de carga no porto com capacidade de 12 toneladas. Calcule o custo com frete até
o porto de Santos, considerando uma demanda de exportação de 180 paletes e lembrando
que os containers deverão chegar no porto de 12 em 12 toneladas.
Obs.:
A produção sempre terá origem em Cuiabá, porém poderão utilizar os CD’S.
Considerar apenas frete de ida.
*Questão 04: Ainda no mês de fevereiro
de cada ano há uma demanda de mercado para a distribuição de óleo de soja nos
destinos a seguir: Ribeirão Preto SP (1 palete); Limeira SP (6 paletes);
Campinas (2 paletes); Batatais SP (10 paletes); Mococa SP (4 paletes);
Divinolândia SP (2 paletes); Franca SP (6 paletes); São Carlos SP (2 paletes);
Rio Claro (2 paletes); Pedregulho SP (3 paletes); Sacramento MG (6 paletes);
Cajuru SP (12 paletes); Serrana SP (8 paletes);
*Questão 05: O conceito de
“remanejamento” em GCS é levar produtos que “sobram” de determinado lugar para
lugares onde ainda há incidência de demanda. Nas relações de gestão de cadeia,
considera-se o “remanejamento” como uma ferramenta crucial para rentabilidade
de negócios como um todo evitando sobras de mercadorias. É considerado também
uma ferramenta sustentável pois numa ótica de logística reversa evita
incidências de acúmulo de resíduos de pós-venda e pós-consumo.
Neste
contexto, monte rotas de recolhimento das sobras de mercadorias da SOLMAIOR nos
clientes das seguintes cidades: Vazante MG (3 paletes); Patrocínio MG (5
paletes); Presidente Olegário MG (2 paletes); Guimarânia MG (2 paletes); Patos
de Minas MG (3 paletes); Paracatu MG (12 paletes).
Demanda
para entrega/ vendas na região: Unaí MG (12 paletes); Lagamar MG (3 paletes);
Guarda-Mor MG (12 paletes).
Obs.:
Considerações: os veículos da região estão na garagem do CD de Uberlândia; considerar
cálculo de frete até o destino/parada final; excedendo da terceira parada será
acrescentado R$ 50,00 por parada adicional tanto para recolhimento quanto para
descarga.
*Questão 06: A operação de
“Remanejamento” é caracterizada por uma devolução do produto à origem inicial
da venda primária; uma emissão de NF de venda ao novo destino; e uma emissão de
NF de remessa de onde o produto foi efetivamente coletado para entrega ao
destino final. Pesquise e descreva sobre a operação fiscal deste processo de
REMANEJAMENTO.
Fonte: Exercício elaborado pelo autor do blog - Gabriel Lopes Oliveira.
Boa noite! Tem a resolução para conferência? Obrigada.
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